Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fettuccine de Beterraba com Almondegas de Dourado


Ingredientes:
- 300g de Massa Fettuccine de Beterraba
- 300g de Filé de Dourado
- 1 Cebola
- 1 Alho Poró
- 1 dente de Alho
- 20 Tomatinhos Cereja bem maduros
- 50g de Farinha de Rosca
- 1 ovo
- Hortelã
- Salsinha
- Sementes de Dill
- Nóz Moscada
- Orégano
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Para as almondegas, corte o dourado em pedaços grandes e coloque num processador de alimentos. Junte um punhado de salsa e hortelã e bata bem. Reserve.

Pique bem a cebola e o alho e refogue-os numa frigideira pequena com um pouco de azeite. Quando estiverem bem macios, desligue e reserve. Deixe esfriar.

Coloque a pasta de peixe numa tigela grande e junte a cebola, 1 ovo, a farinha de rosca, orégano, nóz moscada, sementes de dill, pimenta do reino e um pouco de sal. Misture bem. Para provar o sal, faça um bolinho pequeno e frite-o na frigideira que utilizou para dourar a cebola. Se necessário, corrija o sal. Faça bolinhas pequenas, de cerca de 3cm de diâmetro. Reserve.

Coloque uma panela com bastante água, uma pitada de sal e um fio de azeite para ferver. Quando estiver fervendo, adicione o fettuccine e cozinhe por 7 minutos.

Enquanto isso, aqueça um pouco de azeite numa frigideira e frite as almondegas de dourado, mexendo sempre. Se necessário, frite-as em duas levas. Quando estiverem bem douradas por fora, retire-as para um prato e reserve. Na mesma frigideira, refogue o alho poró picadinho até que ele fique translúcido. Adicione então os tomatinhos cortados aos quartos. Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de orégano. Refogue por uns 3 minutos e adicione umas 4-5 colheres de sopa da água de cozimento do macarrão ao molho. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 2 minutos. Coloque as almondegas de volta na frigideira e misture levemente.

Quando o fettuccine estiver cozido, escorra-o e coloque-o numa travessa e regue com um pouco de azeite. Adicione o molho com as almondegas sobre a massa. Misture suavemente e sirva imediatamente.



Rendimento:
3 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário