Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Haxefest



Ingredientes:
- 1 Schweine Haxe (Joelho de Porco ou Parte Inferior do Pernil)
- 1 Lamm Haxe (Parte inferior do Pernil de Cordeiro)
- 1 Turkei Haxe (Coxa de Peru)
- 1 Vidro(450g) de Sauerkraut (chucrute)
- 500g de Batatinhas
- 200g de Ricotta
- 400ml de Creme de Leite
- Mostarda em pó Colman's
- Molho Horseradish
- Raiz Forte (Wasabi)
- Sementes de Zimbro
- Sementes de Pimenta do Reino
- Sementes de Dill
- Sal

Modo de Preparo:
Gosto muito de comida alemã. Cresci indo a restaurantes alemães comendo Eisbein (joelho de porco) com batatas, chucrute e salsichas. Sempre com bastante mostarda! Portanto, pra mim, o Eisbein era um prato como o arroz com feijão dos alemães. Mas estava errado!

Fiz uma viajem pela Alemanhã no ano passado e não comi nenhuma vez Eisbein. Não porque não quis... mas porque não achei! Talvez tenha sido pela região que visitei. Não sei. Só sei que o prato mais comum era o Schweine Haxe, que é a parte inferior do pernil, sempre acompanhada de chucrute e batatas. Tão bom quanto o Eisbein. Além deste prato, outro comum era o Lamm Haxe, que é a versão de cordeiro do prato. Igualmente delicioso.

Em homenagem à isto, meu pai resolveu preparar esta "festa do pernil", acrescentando a coxa de peru. Ficou ótimo! Vamos à receita!

Comece colocando 8 sementes de zimbro e 8 sementes de pimenta do reino num pilão e macere as sementes. Adicione sal grosso, cerca de 3 colheres de sopa, e continue macerando para misturar bem. Utilize este sal para temperar os três pernis, espalhando este sal temperado por toda a superfície dos pernis. Coloque os pernis numa forma e cubra completamente com papel alumínio. Leve ao forno na temperatura máxima por uma hora e meia.

Enquanto isso, cozinhe as batatinhas com casca em água fervente por cerca de 15 minutos. Escorra e reserve.

Coloque o creme de leite e a ricotta (cortada grosseiramente) num processador e bata até obter um creme homogêneo. Transfira para 4 potes individuais. Este creme servirá de base para os molhos que serão servidos junto com os pratos. Vamos aos molhos:

Molho Básico: Tempere um dos potes com sal e pimenta do reino moida.

Molho de Mostarda: Dissolva duas colheres de chá de mostarda em pó (Colman's) com um pouco de água até obter uma pasta grossa. Adicione a pasta de mostarda à um dos potes e misture bem.

Molho de Horseradish: horseradish é um tipo de raiz forte comum no norte da europa, porém é difícil de achar por aqui na forma em pó ou natural. Mas é relativamente fácil de se encontrar na forma de molho. Existe um da marca HEINZ muito bom. Adicione 4 colheres de sopa de horseradish à um dos potes e misture bem.

Molho de Wasabi: fica aqui a contribuição fusion ao prato. Misture uma colher de sopa de wasabi em pasta ao último pote de creme e misture bem.

Depois dos 90 minutos de cozimento dos pernis, retire a forma do forno e retire o pernil de carneiro, coloque as batatinhas dentro da forma, cubra novamente e retorne ao forno por mais 30 minutos.

Retire a forma novamente do forno, retire a cobertura, adicione novamente o pernil de carneiro e volte ao forno por mais 10 minutos para aquecer o carneiro e dourar a parte externa dos demais pernis.

Enquanto isso, escorra bem o chucrute e coloque-o numa panela pequena. Adicione algumas sementes de zimbro, de dill e de pimenta do reino. Misture levemente e leve ao fogo brando por alguns minutos para aquecer o chucrute.

Sirva os pernis sobre uma tábua, guarnecidos das batatinhas, do chucrute e dos molhos.

Para acompanhar, uma boa cerveja... alemã, com cerveja!







Rendimento:
5-6 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário