Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Butter and Soda Bread



Ingredientes:
- 1 pote de Creme de Leite Fresco (440ml)
- 300g de Farinha Integral
- 10g de Fermento Químico
- 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:
Sempre quis saber como se faz manteiga. Sabia que era feita batendo creme de leite, mas não sabia o quão fácil é. Fiquei sabendo desta facilidade ao assistir ao fantástico programa Os Fabulosos Irmãos Hebert, exibido no canal TLC HD. Tinha que fazer para testar. E eles ainda aproveitaram para fazer um pão super fácil com o soro que sobrou do creme de leite. Recomendo fortemente o programa que é maravilhoso. Até comprei o livro deles.

Vamos lá. É tudo muito rápido.

Comece aquecendo o forno já com uma forma dentro dele (a receita original recomenda uma pedra, mas como a maioria não tem...). Deixe o forno na temperatura máxima.

Coloque o creme de leite fresco (gelado) numa batedeira, de preferência planetária. Bote para bater numa velocidade lenta no início e depois vá aumentando. É basicamente isso! Deixe batendo por uns 10-15 minutos.

Enquanto isso, coloque um pouco de água numa tigela e coloque bastante gelo, para a água ficar bem gelada.

De uma hora para a outra, a mágica vai acontecer na sua batedeira. A gordura vai se separar do soro e vai grudar na haste. Deslique e retire a haste com a manteiga grudada. Mergulhe na água gelada e vá retirando, juntando tudo e apertando, para retirar todo o resto do soro da manteiga. Vai ficar uma massa firme e linda de manteiga. Se quiser, coloque um pouquinho de sal e misture um pouco. Coloque a manteiga num potinho.

Pegue o soro que ficou na batedeira e transfira para um pote. Deve ter sobrado algo em torno de 250ml de soro.

Coloque a farinha, o sal e o fermento na batedeira e misture. Adicione o soro do leite e bata um pouco com o gancho de massas da batedeira. Quando estiver bem misturado, sove um pouco a massa. Transfira para uma superfície enfarinhada e faça uma bola. Cubra com um pouco de farinha e transfira para a forma quente. Faça um corte profundo em cruz na parte de cima do pão e leve para assar por cerca de 20-25 minutos, ou até que o pão fique com uma crosta bem crocante.

Retire do forno e com o pão bem quentinho aprecie sua manteiga fresca!







Rendimento:
200g de manteiga e um belo pão

Nenhum comentário:

Postar um comentário