Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

sábado, 4 de maio de 2013

Medalhões de Filet com Batatas ao Murro e Salada



Ingredientes:
- 400g da ponta do Filet Mignon
- 300g de Batatinhas Calabresa
- 2 Cebolas grandes
- 2 dentes de Alho
- Folhas de Alface Romana
- Folhas de Agrião
- Mostarda Dijon
- 50ml de Rum
- Azeite
- Orégano
- Pimenta do Reino
- Sal

Modo de Preparo:
Corte a carne em 6 medalhões e amarre-os com um barbante de algodão para ajudar a manter a forma cilíndrica. Reserve.

Lave as batatinhas cozinhe em água abudante por cerca de 20 minutos. Escorra e deixe esfriar. Coloqueas sobre uma tábua e dê leves socos sobre elas para as amassar. Coloque um pouco de azeite numa forma anti-aderente e coloque as batatinhas nela. Tempere com sal, pimenta do reino e orégano e leve ao forno na temperatura máxima. Asse por 15 minutos, vire-as e asse por mais 15 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira anti-aderente. Não precisa de azeite. Coloque os medalhões para grelhar. Eles vão grudar um pouco no fundo, não tem problema, este é o objetivo. Deixe cerca de 4 minutos de cada lado para uma carne ao ponto (deixe mais tempo se preferir bem passado). Retire-os da frigideira, tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Adicione então à frigideira a cebola fatiada e o alho picadinho. Mexa um pouco e adicione o rum. Mexa bem. Tudo que estiver grudado na frigideira irá aderir às cebolas que ficaram escuras, levemente defumadas e caramelizadas. Regue então com um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Volte com a carne para a frigideira e misture levemente.

Para a salada, lave e seque bem as folhas. Rasgue-as grosseiramente e coloque-as numa tigela. Tempere com um pouco de sal, pimenta do reino, azeite e uma ou duas colheres de sopa de mostarda Dijon. Misture bem.

Sirva os medalhões com a cebola por cima acompanhados das batatas e da salada.





Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário