Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ravioli Caseiro de Frango com Molho Rápido e Delicioso


Ingredientes:
- 400g de Farinha de Trigo
- 4 ovos
- 2 Alhos Porós
- 400g de Peito de Frango
- 1 maço de Cheiro Verde (Salsa e Cebolinha)
- 1 maço de Mini-Rúcula
- 1/2 maço de Manjericão
- 200g de Tomatinhos Cereja
- 8 Azeitonas Pretas
- 1 colher de sopa de Alcaparras
- 2 ramos de Tomilho
- 1 Alho Poró
- Orégano
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino
- Queijo Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
Sempre quis saber como os italianos faziam ravioli de forma artesanal. Um dia vi um programa que mostrava isso, onde eles usam um tipo especial de rolo de macarrão que já molda os raviolis. Achei fantástico e não via a hora de tentar.

Na minha última viagem à Itália consegui comprar este rolo. Muito tempo depois... criei coragem para tentar. E contei com a ajuda do Chef Porcini. Achei que seria trabalhoso. Mas foi muito mais do que eu imaginava. Pelo menos o molho é rápido...

Vamos lá.

Para o recheio, corte o peito de frango em cubinhos e refogue com um pouco de azeite. Quando estiverem bem dourados, adicione um alho poró bem picado e refogue bem, até que o alho poró fique bem macio. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe esfriar um pouco e coloque num processador de alimentos junto com a salsa e a cebolinha picadas grosseiramente. Bata até obter uma pasta homogênea. Adicione um pouco de azeite durante o processamento para facilitar o processo. Reserve.

Para a massa, misture bem a farinha e os ovos numa tigela e trabalhe bem a massa. Quando a mesma estiver bem elástica e sedosa, abra numa máquina de macarrão até uma espessura de cerca de 2-3mm. Abra na maior largura que conseguir. Se necessário (foi o meu caso) faça emendas na massa com um rolo normal de macarrão.


Agora começa o trabalho. As figuras abaixo mostram o processo.

Espalhe o recheio sobre a massa deixando uma folga nos lados

Dobre a massa e aperte bem as bordas de forma a formar um "ravioli gigante"

Passe o rolo especial bem devagarinho, várias vezes, cada vez aumentando a pressão

Repita o passo anterior até que os raviolis fiquem bem definidos

Corte os raviolis com um disco de corte dentado

Estão prontos os deliciosos e trabalhosos raviolis

Coloque uma panela com bastante água, uma pitada de sal e um fio de azeite para ferver. Quando estiver fervendo, adicione metade do ravioli e cozinhe por 9 minutos.


Enquanto isso, aqueça um pouco de azeite numa frigideira e refogue o alho poró picadinho até que ele fique translúcido. Adicione então os tomatinhos cereja cortados aos quartos, as azeitonas e as alcaparras picadinhas, tempere com sal, pimenta do reino e orégano e misture bem. Refogue por mais três minutos. Adicione o manjericão picado grosseiramente e o tomilho e misture bem. Desligue o fogo.

Quando o ravioli estiver cozido, escorra e coloque-o numa forma. Regue com azeite e adicione as folhas de rúcula inteiras. Cubra com o molho e misture levemente.

Sirva imediatamente com um bom queijo parmesão ralado por cima.




Rendimento:
4 Pessoas + Um bocado de Ravioli para congelar

Um comentário:

  1. Bom dia !! Descobri seu blog somente agora, suas receitas são maravilhosas, sem segredos, estou amando. Além do Blog vc compartilha de outras formas ? Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir