Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 28 de maio de 2013

Fettuccine Integral com Arenque Defumado e Bertalha



Ingredientes:
- 200g de Farinha de Trigo Integral
- 2 ovos
- 1 Arenque Defumado (com ovas)
- 3 dentes de Alho
- 1 Alho Poró
- 2 maços de Bertalha
- 8 Azeitonas Pretas
- 1 colher de sopa de Alcaparras
- Azeite
- Pimenta do Reino
- Sal

Modo de Preparo:
Para a massa, misture os ovos com a farinha integral e uma pitada de sal. Trabalhe bem a massa. Dá muito mais trabalho do que uma massa de farinha normal. Se não tiver uma máquina de macarrão, esqueça! Mas o resultado da massa integral caseira é imbatível. Quando estiver bem elástica abra a massa na máquina até uma espessura de cerca de 2mm. Corte em tirinhas de 0.5cm. Deixe descansar por 30 minutos para secar um pouco.

O molho é muito rápido, então coloque primeiro a água para ferver.

Enquanto a água ferve, prepare os ingredientes. Comece pelo arenque, que é um peixe defumado com um sabor delicioso. Se não tiver, pode substituir por Aliche. Abra o arenque ao meio e retire as ovas. Corte o peixe em tirinhas ou pedacinhos. Reserve. Pique bem o alho, o alho poró, as azeitonas e as alcaparras. Reserve. Lave as folhas de bertalha e seque-as bem. Reserve.

Com a água já fervendo, adicione um pouco de sal na água e um pouco de óleo. Coloque a massa para cozinhar. Como a massa é de farinha integral, mesmo sendo fresca vai levar mais tempo para cozinhar. Algo em torno de 15 minutos.

Então, como o molho é rápido, depois de 5 minutos de cozimento, aqueça um pouco de azeite numa frigideira grande (de preferência salta pasta) e adicione o aranque picado. Ele vai começar a desmanchar, e este é o objetivo. Depois de refogar por um minuto, adicione o alho e refogue por alguns instantes, até que comecem a dourar. Adicione então o alho poró e refogue até que fiquem translúcidos. Adicione então as azeitonas e alcaparras e misture bem. Quando estiver faltando uns 5 minutos para a massa estar pronta, adicione a bertalha. Tempere com um pouco de pimenta do reino e misture bem. Quando a bertalha estiver bem macia, coloque todo o molho para as bordas da frigideira de forma a ficar uma coroa, ou rosca, com o molho e um vazio no centro. Escorra a massa e coloque no centro vazio da frigideira. Regue com um pouco de azeite e jogue o molho de bertalha e arenque sobre a massa e misture levemente.

Sirva imediatamente com as ovas sobre a massa (fazendo o papel do queijo). Use um garfo para raspar as ovas e deixa-las bem soltinhas para colocar por cima da massa.









Rendimento:
Entrada para 4 pessoas

2 comentários:

  1. O problema é que as ovas são um pouco amargas. Como tirar esse amargor?
    Albert

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo. A solução é colocar a quantidade certa para agradar seu paladar. Eu gosto do gostinho amargo delas.

      Excluir