Pasta e Porcini
Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"
Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"
Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Homemade Ham
Ingredientes:
- 1,5kg de Pernil Suíno (corte transversal com osso)
- 2 litros de Água
- 250ml de Sal Grosso
- 80ml de Açucar Cristal
- 15g de Sal de Cura (Nitrito de Sódio)
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de Pimenta do Reino Moída
- 1/2 colher de sopa de Cominho Moído
- 6 folhas de Louro quebradas
- 1 bastão de Canela
- 5 Cravos
- 6 sementes de Zimbro
- 1 Anís Estrelado
Modo de Preparo:
Continuando minhas experiências com carnes curadas resolvi fazer um presunto cozido.
Novamente, vale ressaltar que para a cura, é fundamental a utilização do sal de cura (Nitrito de Sódio), pois evita o surgimento de bactérias durante a cura. Além disso, ajuda na manutenção da cor original da carne, mesmo depois de cozida.
Aqueça cerca de 500ml de água numa panela e coloque todos os ingredientes, exceto a carne. Tampe e leve ao fogo. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e coloque 1.5 litros de água gelada. Tampe novamente e deixe acabar de esfriar o caldo.
Quando estiver na temperatura ambiente, ache um recipiente de plástico do tamanho do pernil, e que seja pelo menos 5cm mais alto do que ele. Coloque pernil no recipiente e cubra com o caldo de cura. Deve passar uns dois dedos acima da carne. Ele vai boiar. Coloque um prato ou outra coisa pesada (e inerte: pedra limpa, pires, etc...) para garantir que ele vai ficar totalmente submerso. Tampe e leve à geladeira. Deixe ele lá por uma semana. No meio da semana, vire-o de lado.
Primeira etapa pronta. Falta cozinhar.
Ache uma panela grande, que caiba o pernil inteiro. Se não tiver, corte-o ao meio. Retire o pernil da marinada, e coloque-o na panela. Cubra com água, passando uns 5cm acima.
Leve ao fogo, na menor boca, na menor temperatura possível. Não é para ferver. É para cozinhar lentamente! Cozinhe assim por 3 horas, adicionando mais água de vez em quando.
Retire a carne, escorra bem, coloque num pote e leve a geladeira por pelo menos um dia. Dois ou três dias e ficará ainda melhor.
Fica uma delícia cortado em cubinhos e mergulhados numa boa mostarda Dijon.
Rendimento:
Muitas pessoas surpresas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário