Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cosciotto di Maiale alle Aglio e Origano



Ingredientes:
- 1,5kg de Pernil de Porco com osso
- 5 dentes de Alho
- 3 Cebolas grandes
- Orégano
- 50ml de Whisky
- cerveja
- azeite de oliva
- sementes de gergelim
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Este prato utiliza um corte transversal do pernil suíno. O osso e a capa de gordura externa dão um gosto especial ao assado.

Descasque os dentes de alho e macere-os num pilão. Quando estiver com uma consistência pastosa, adicione 2 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de orégano, sal e pimenta do reino moida à gosto. Continue macerando até misturar bem os ingredientes. Adicione então 3 colheres de sopa de cerveja e misture bem. Reserve.



Coloque pernil numa forma e passe sobre um dos lados a pasta de alho e orégano. Leve a geladeira para marinar por pelo menos 30 minutos.

Para assar, o ideal é utilizar uma forma com uma grelha elevada, para que o pernil fique crocante por fora e suculento por dentro. Transfira o pernil para a grelha, com os temperos para o lado de cima, e salpique um pouco de sementes de gergelim por cima. Coloque uns 300ml de água na forma caso esteja utilizando a grelha elevada. Leve ao forno pré-aquecido à temperatura máxima por 2 horas.

Enquanto o pernil assa, fatie finamente as 3 cebolas grandes e reserve.

Quando o pernil estiver pronto, provavelmente toda a água da forma terá evaporado, sobrando apenas a gordura e os tempeiros que escorreram pela grelha, que serão utilizados para dar um sabor especial às cebolas que acompanham o prato.

Retire a forma do forno. Retire o pernil e coloque-o na travessa que será servido. Enquanto a forma esta bem quente, jogue as cebolas nela e logo em seguida o whisky. Mexa bem com uma colher de pau. O whisky irá ajudar a cebola a absorver todos os sabores concentrados da forma. Esta técnica se chama Deglacê. Neste caso, as cebolas irão ficar com um deliciosos gosto defumado. Transfira as cebolas e o caldo restante para um recipiente e sirva com o pernil.



Rendimento:
4 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário