Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Escalopes de Picanha ao Molho de Mostarda com Legumes



Ingredientes:
- 400g de Picanha
- 10 Aspargos verdes Frescos
- 2 Cenouras Grandes
- 4 colheres de sopa de grãos de Mostarda Defumada
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá rasa de Maizena
- 40g de Manteiga
- 30ml de Whisky (ou outra bebida de alto teor alcoólico)
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Para o molho, utilizei sementes de mostarda defumadas que trouxe da argentina. Tem um aroma especial. Mas pode usar grãos de mostarda comuns mesmo. Coloque as sementes num pilão e soque suavemente para triturar em torno da metada dos grãos. Coloque numa panela as sementes de mostarda, adicione uma colher de sopa de vinagre, uma de mel, uma de azeite, uma pitada de sal e uns 50ml de água. Ligue o fogo na temperatura mais baixa e mexa constantemente até reduzir um pouco. Misture então a maizena num copo com um pouquinho de água e adicione ao molho. Mexa bem até engrossar o molho. Desligue e reserve.

Descasque as cenouras e corte em rodelas. Corte os aspargos em diagonal. Reserve.

Para os escalopes de picanha, utilize a parte inferior da picanha que é mais macia. Remover a gordura é opcional. Corte em bifes bem finos, com aproximadamente meio centímetro. Reserve.

Derreta a manteiga numa frigideira e quando a manteiga estiver quente, adicione os legumes. Mexa levemente e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe refogar por algums minutos, mexendo suavemente para não danificar a textura dos legumes. Adicione então o whisky e incline um pouco a frigideira para flambar os legumes. Eles vão ficar com uma textura bem caramelizada. Reserve.

Enquanto isso, coloque os escalopes de picanha numa frigideira, de preferência do tipo grill, bem quente. Deixe 30 segundos e vire de lado. Isso vai selar a carne, impedindo que fique dura. Deixe mais 2-3 minutos e está pronto. Não é necessário azeite, pois a própria gordura natural da carne já é suficiente. Depois de pronto tempere com sal e pimenta do reino à gosto.

Sirva os escalopes com o molho de mostarda por cima acompanhados dos legumes refogados com um fio de azeite por cima.







Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário