Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Lombo ao Molho de Vinho e Maçãs com Batatas Assadas



Ingredientes:
- 1,2 kg de Lombo Suíno
- 4 Batatas Grandes (aproximadamente 1,5 kg)
- 2 Cebolas Grandes
- 1 Alho-poró
- 2 Maçãs Verdes
- 1 cabeça de Alho
- 12 Pimentas Cambuci
- 1 garrafa de Vinho Tinto (750ml)
- 1 colher de sopa de Aceto Balsâmico
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Comece removendo a gordura do lombo sem remover a membrana entre a carne e a gordura. Reserve esta gordura. Remova então o resto da gordura e a membrana e descarte. Tempere bem o lombo com sal e pimenta do reino, passe um pouco de azeite e deixe descansar por uns 30 minutos na geladeira.

Fatie bem a gordura que reservou. Frite esta gordura numa panela grande com um pouco de azeite até que fique bem dourada, quase um torresmo. Adicione então o alho-poró bem picado e refogue até que fique bem macio. Adicione então o lombo à panela e frite por um minuto de cada lado. Adicione então as maças picadas (com casca), o vinho tinto, 300 ml de água e o aceto balsâmico. Misture levemente, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por pelo menos 90 minutos. Confira de vez em quando, e se a evaporação for grande, adicione um pouco mais de água.

Enquanto isso, lave bem as batatas, corte em cubinhos de 3-4cm e seque bem com um papel toalha. Reserve. Leve uma forma refratária com o fundo coberto por azeite ao forno pré-aquecido na temperatura máxima. Após 3-4 minutos, remova a forma do forno e adicione as batatas, mexendo para miturar bem com o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino e leve novamente ao forno por 45 minutos. Retire então a forma do forno e adicione as duas cebolas cortadas em rodelas grandes, as pimentas cambuci inteiras e a cabeça de alho no centro. A cabeça de alho deve ter sua "tampa" removida, cortada com uma faca. Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno por mais 45 minutos.




Retire o lombo do molho e coloque sobre uma tábua de corte. Transfira o molho para uma tigela para servir na mesa.



Sirva as fatias de lombo com o molho por cima acompanhado das batatas e companhia.





Rendimento:
5 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário