Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 14 de junho de 2012

#011 - Calamari & Gamberi

Menu:

  • Camarões Perfumados com Falso Caviar Brasileiro
  • Salada de Camarões com Romã e Pickles
  • Fettuccine com "Baby" Lulas em sua Tinta
  • Camarões Thai com Aspargos e Redução de Tomates

Carta de Vinhos:

  • Gewurstraminer - Casa Valduga - 2011 - Brasil
  • Chardonnay - Grand Reserva - Casa Valduga - 2010 - Brasil


Camarões Perfumados com Falso Caviar Brasileiro



Ingredientes:
- 150g de Camarões Médios limpos
- um punhado de cabeças de Camarões
- 2 dentes de Alho
- 1/2 xícara de Sagu
- 2 colheres de sopa de Molho de Ostra
- 2 colheres de sopa de Molho de Soja (Shoyo)
- Cebolinha
- 2 colheres de sopa de Flores de Alfazema (Lavanda)
- Sal
- Azeite

Modo de Preparo:
Falso caviar? Isso! Feito com sagu e caldo de camarão! Fica uma delícia e combina perfeitamente com os camarões.

Coloque uma panela com um pouco de água para ferver. Tempere os camarões com um pouco de sal. Quando estiver fervendo, adicione as flores de alfazema e cozinhe os camarões no vapor, 6-7 minutos. Transfira os camarões para um prato e reserve.

Lave bem as cabeças de camarão, e numa panela pequena, refogue as cabeças com um pouco de azeite e os dois dentes de alho cortados grosseiramente. Quando estiverem bem vermelhas, adicione cerca de 500ml de água, o molho de ostra e o molho de soja. Misture bem e deixe ferver por 20 minutos. Passe o caldo por uma peneira firme e descarte a parte solida. Transfira o caldo para uma panela limpa e volte a ferver. Quando estiver fervendo, abaixe bem o fogo, adicione o sagu e vá mexendo sempre,até engrossar e as bolinhas ficarem transparentes.

Transfira o sagu (caviar) para 3 pratos individuais, coloque por cima os camarões cozidos e polvilhe cebolinha picadinha.







Rendimento:
3 Pessoas


Salada de Camarões com Romã e Pickles



Ingredientes:
- 150g de Camarão limpo
- 1 Romã
- 3 Pepinos em Conserva (Pickles) médios
- Cebolinha
- Azeite
- Sumo de 1/2 Limão Siciliano
- Sal

Modo de Preparo:
Cozinhe os camarões no vapor por 6-7 minutos. Reserve.

Pique bem os pepinos em conserva e transfira para uma tigela. Adicione as sementes de romã, um pouco de cebolinha picada e os camarões. Tempere com sal, azeite e o sumo de limão siciliano. Misture bem.

Para servir, transfira para 3 taças de cocktail e polvilhe com cebolinha picada.







Rendimento:
3 Pessoas


Fettuccine com "Baby" Lulas em sua Tinta



Ingredientes:
- 200g de Farinha de Trigo
- 2 Ovos
- 2 latas (cerca de 150g cada) de "Baby" Lula em sua Tinta
- 2 dentes de Alho
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Estas lulinhas são maravilhosas. É difícil de encontrar por aqui, mas valem a pena. Com o fettuccine, ficaram perfeitas.



Para a massa, misture a farinha e os ovos numa tigela. Misture bem até obter uma massa homogênea e elástica. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha. Abra a massa, com um rolo ou máquina de macarrão, até obter uma espessura de 2mm, aproximadamente. Enfarinhe bem a massa e corte com uma largura de cerca de 1cm. Reserve.

Bote uma panela para ferver e adicione um pouco de óleo e uma pitada de sal. Quando estiver fervendo, adicione o macarrão e cozinhe por cerca de 7 minutos.

Enquanto isso, refogue o alho picadinho com um pouco de azeite. Corte as lulas em anéis e adicione à frigideira junto com o molho (tinta) da lata. Reduza por um minuto. Escorra o fettuccine e adicione-o à frigideira para saltear. Regue com um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Mexa suavemente para misturar.



Sirva imediatamente.







Rendimento:
3 Pessoas


Camarões Thai com Aspargos e Redução de Tomates



Ingredientes:
- 200g de Camarões Limpos
- 18 Aspargos Verdes frescos
- 4 Tomates bem maduros
- 1 Cebola
- 3 dentes de Alho
- Cebolinha
- 3 talos de Capim Limão (cerca de 10cm cada)
- 1 pedaço de Gengibre (do tamanho de um polegar)
- 8 Pimentas Cambuci Vermelhas
- 1 Limão Siciliano
- Sementes de Dill
- 2 colheres de sopa de Curry
- 3 colheres de sopa de Molho de Ostra
- 4 colheres de sopa de Molho de Soja (Shoyo)
- Azeite
- Sal

Modo de Preparo:
Corte os tomates aos quartos e remova as sementes. Coloque num processador de alimentos junto com um dente de alho, a cebola cortada grosseiramente, 2 colheres de chá de sementes de dill e um pouco de sal. Bata até obter uma pasta homogênea. Transfira para uma panela pequena e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos, até reduzir bem. Deixe esfriar e reserve.

Pique bem o capim limão, cerca de 4 talos de cebolinha e os dentes de alho. Descasque o gengibre e corte em fatias finas. Corte as pimentas cambuci aos quartos. Rale a casca de um limão siciliano. Reserve.

Lave bem os aspargos, tempere com um pouco de sal e regue com um pouco de azeite. Misture bem. Coloque numa forma e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Enquanto os aspargos assam, coloque um pouco de azeite numa frigideira grande e quando estiver quente, adicione os dois dentes de alho picadinhos. Refogue até que comecem a ficar dourados. Adicione então o capim limão e os camarões. Mexa rapidamente e logo adicione o gengibre. Refogue bem, até que os camarões fiquem bem rosados. Adicione então as pimentas cambuci, as raspas de limão, curry, molho de ostra, molho de soja e o sumo de um limão siciliano. Misture bem e refogue por 1 minuto. Adicione então a cebolinha picada. Refogue por mais alguns minutos.



Para montar o prato, faça uma base com a redução de tomate colocando por cima os aspargos assados. Finalize com os camarões refogados.







Rendimento:
3 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário