Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Minha Caesar Salad Preferida



Ingredientes:
- 1/2 maço de Alface Romana
- 1/2 maço de Alface Americana
- 100g de Creme de Ricotta
- 3 colheres de sopa de Mostarda Dijon
- 50g de Queijo Pecorino ralado
- 1 dente de Alho
- 2 fatias de Pão de Forma
- Azeite
- Aceto Balsâmico
- Pimenta do Reino
- Sal

Modo de Preparo:
Gosto muito de Caesar Salad. Sempre preparo quando recebo visitas, pois geralmente as pessoas também gostam. As vezes invento algumas variações. Mas esta que preparei é a minha preferida agora. Fiz outro dia, achei ótima e fiz novamente para fotografar e postar a receita. É a melhor!

A mistura da alface romana com a americana é perfeita para a Caesar Salad. Elas se completam na textura e no sabor. O pecorino da um gostinho mais forte e o creme de ricotta deixa mais leve e cremosa. A mostarda dijon é a finalização perfeita.

Corte o pão em cubinhos, coloque numa forma, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e regue com um pouco de azeite. Leve ao forno por cerca de 7-10 minutos, até que estejam crocantes mas não torrados. Reserve.

Pique bem o alho e coloque numa tigela pequena e adicione 3 colheres de sopa de mostarda Dijon, 1 colher de sopa de aceto balsâmico, 5 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem e reserve.

Lave as folhas das duas alfaces, seque bem e corte/rasgue em pedaços médios, de cerca de 5cm de lado. Coloque numa tigela grande e despeje por cima o molho. Misture bem e adicione o creme de ricotta e o pecorino ralado. Se necessário, adicione um pouco mais de azeite.

Sirva com os cubinhos de pão por cima.



Rendimento:
Entrada para 4 Pessoas

Um comentário: