Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Spaghetti de Tomate Seco com Molho de Camarões



Ingredientes:
- 600g de Camarões médios limpos
- 6 Tomates bem Maduros
- 1 Alho Poró
- 70g de Tomates Secos (sem óleo)
- 3 Ovos
- 350g de Farinha
- Sementes de Dill
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Esta massa leva em seu preparo tomates secos e fica bem vermelha enquanto crua e depois de cozida apresenta um alaranjado bem forte. Linda e deliciosa. Os tomates secos utilizados são os secos mesmo, sem óleo, como se fosse uma "uva passa".

Corte os tomates secos em pedacinhos pequenos. Coloque num mini-processador (ou mixer) e adicione uma ou duas colheres de sopa de água. Bata até obter uma pasta homogênea. Coloque numa tigela grande junto com a farinha de trigo, os 3 ovos e uma pitada de sal. Misture bem e trabalhe a massa até obter uma consistência sedosa e homogênea. Se necessário adicione mais farinha.

Abra a massa, com a ajuda de uma máquina de macarrão ou com um rolo, até obter uma espessura de um CD (cerca de 2mm). Corte em tiras bem finas, de 2mm de largura. Reserve.

Corte os 6 tomates aos quartos e remova as sementes. Coloque num processador e bata até ficar bem homogêneo. Transfira para uma panela pequena, adicione um pouco de sal e cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Reserve.

Pique bem o alho poró e refogue numa frigideira grande com um pouco de azeite. Quando estiverem bem macios, adicione os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Refogue até que os camarões estejam bem rosados. Adicione então o molho de tomate e uma colher de chá de sementes de dill e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, coloque no fogo uma panela com bastante água e um pouco de sal e óleo. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão e cozinhe por 7 minutos. Escorra e transfira para uma forma grande. Regue com um pouco de azeite e coloque o molho de camarões por cima. Misture levemente.

Sirva imediatamente com um pouco de sementes de dill por cima.





Rendimento:
4 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário