Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Risotto de Lula e Camarões



Ingredientes:
- 400g de Arroz Carnaroli (ou Arbóreo)
- 300ml de Vinho branco
- 1,5l de Caldo de Camarão (receita abaixo)
- 500g de Camarões inteiros
- 500g de Lulas
- 1 Alho Poró
- 3 dentes de Alho
- 1 Limão
- 80g de manteiga
- 2 colheres de sopa de Cúrcuma
- azeite de oliva
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Lave bem os camarões inteiros. Coloque numa tigela e despeje o sumo de um limão. Misture e de deixe em repouso por um minuto. Lave bem e escorra os camarões. Retire as cabeças e as cascas, mas não jogue fora as cabeças! Separe as cabeças num prato e os camarões em outro.

Aqueça uma panela com um pouco de azeite de oliva. Esmague os dentes de alho com a lateral de uma faca e jogue-os na panela. Adicione então as cabeças de camarão e refogue por uns 3-4 minutos. Adicione 2-3 colheres de sobremesa de sal e 1,5 litro de água. Deixe ferver por 30 minutos. Passe o caldo por uma peneira para outra panela e reserve. Descarte as cabeças de camarão.

Fatie bem o alho poró e refogue-o numa frigideira com um pouco de azeite. Quando começarem a ficar mácios, adicione os camarões e a lula cortada em rodelas. Refogue por alguns instantes. Eles vão liberar um pouco de água, então, retire um pouco da água com uma colher grande (ou concha) e adicione-a ao caldo. Quando estiverem dourados por fora, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, misture levemente e desligue o fogo. Reserve.

Numa panela, refogue o arroz no azeite até que fique translúcido. Adicione o vinho branco e abaixe o fogo. Vá mexendo até o arroz absorver todo o vinho. Vá adicionando o caldo de camarão aos poucos, sempre mexendo o risotto. Após adicionar pela primeira vez o caldo de camarão, coloque a cúrcuma no arroz e mexa bem para dissolver bem. Além de dar um tom amarelo lindo ao prato, ajuda na cremosidade e deixa um gosto delicioso que combina muito bem com frutos do mar. A quantidade de caldo pode variar, portanto é necessário começar a provar o arroz após a utilização de 3/4 do caldo. O arroz deve ficar "al dente" e a consistência cremosa.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione o refogado de camarões e lula ao risotto e misture bem. Adicione então a manteiga e mexa bem para misturar tudo. Tampe a panela, desligue o fogo e aguarde 2-3 minutos para servir.



Rendimento:
4-6 Pessoas (4 pessoas se for único prato; 6 pessoas como primeiro prato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário