Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Carne ao molho de Ameixas com Salsa e Arroz Negro



Ingredientes:
- 1kg de Lagarto
- 6 Ameixas Pretas frescas
- 3 dentes de alho
- 2 Cebolas
- 1 Pimentão Verde
- 30g de Manteiga
- 2 Xícaras de Arroz Negro
- 3 Colheres de Sopa de Nozes picadas
- 1 garrafa (750ml) de Vinho Tinto
- 400ml de Água
- Aceto Balsâmico
- Azeite de Oliva
- sal
- pimenta do reino

Modo de Preparo:
Utilize a parte central do Lagarto que é bem cilindrica. Limpe bem a carne, removendo toda a gordura. Com uma faca bem afiada, vá abrindo a carne no sentido longitudinal, como se estivesse desenrolando um rocambole. Reserve.

Corte duas ameixas em cubinhos bem pequenos, os menores que conseguir. Coloque-os numa tigela e adicione os 3 dentes de alho bem picados, sal, pimenta do reino e azeite. Misture bem. Reserve.

Abra a carne numa superfície plana e tempere com sal. Espalhe a mistura de ameixas e alho sobre a carne e enrole-a como se fosse um rocambole. Amarre-a com barbantes de algodão. Reserve.

Fatie bem 1 cebola e meia e refogue numa panela grande com a manteiga. Quando a cebola estiver dourada, coloque a carne na panela, virando aos poucos para selar a carne. Quando todos os lados estiverem selados, adicione o vinho tinto e mais duas ameixas cortadas em fatias finas. Adicione cerca de 400ml de água. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora e meia. A cada 20 minutos, gire a carne 90 graus para que ela cozinhe por igual.

Enquanto isso, prepare a salsa. Comece pelo pimentão. Espete o pimentão pela parte do cabo com uma faca ou garfo e toste-o sobre uma das chamas do fogão, até que a pele esteja completamente preta, de todos os lados. Coloque dentro de um pote (ou saco plástico), feche bem e leve à geladeira por uns 5 minutos. O ambiente fechado fará com que a pele do pimentão se solte. Retire da geladeira e remova toda a pele tostada do pimentão. Seque bem com um papel toalha e fatie em cubinhos. O pimentão ficará com um gosto delicioso adocicado e defumado. Coloque numa tigela e junte com meia cebola bem picadinha e as duas últimas ameixas cortadas em cubinhos. Tempere com sal, pimenta do reino, azeite e aceto balsâmico. Misture bem e reserve.

Prepare o arroz negro de forma tradicional. Quando estiver quase pronto, adicione as nozes e mexa levemente.

Quando o molho tiver reduzido bem, ficando bem espesso, a carne estará pronta. Retire a carne da panela e deixe descansar por 3 minutos antes de fatiar.

Sirva com o Arroz, a salsa e o molho por cima.

A carne fica macia e com um gosto delicioso agridoce.



Rendimento:
4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário