Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Risotto de Dourado ao Açafrão



Ingredientes:
- 200g de Arroz Arbóreo
- 300g de filé de Dourado
- 200ml de vinho branco
- 700ml de caldo de legumes
- 1 alho-poró
- 1 Limão Siciliano
- 1 punhado de salsa
- 40g de manteiga
- 0.1g de Açafrão tostado e moido (ou 2 colheres de chá de cúrcuma)
- azeite de oliva

Modo de Preparo:
Este prato utiliza o açafrão verdadeiro (tostado e moido), que tem um poder muito grande de colorir e temperar o prato. Apenas 0.1g são suficientes para preparar este prato. Porém, caso não tenha disponível, pode-se utilizar o cúrcuma como substituto, com a perda do sabor característico que fica perfeito com peixes e frutos do mar.

Numa frigideira refogue o alho-poró no azeite até ficar com uma textura macia. Adicione o filé de dourado cortado em cubinhos e refogue até que fiquem dourados. Reserve.

Geralmente, utilizo caldos prontos nas receitas. Porém, neste caso, como não tinha caldo de legumes em casa, preparei o meu próprio caldo. E ficou uma delícia. Para o caldo, cozinhei numa panela com cerca de um litro de água, 1 cebola, 1 cenoura, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, talos de bertalha e talos de salsa com um pouco de sal. Depois de fervido e peneirado, restou aproximadamente 700ml de caldo, que foi utilizado para o risotto. Ficou uma delícia!

Numa panela, refogue o arroz no azeite até que fique translúcido. Adicione o vinho branco e abaixe o fogo. Vá mexendo até o arroz absorver todo o vinho. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo o risotto. Após a primeira adição de caldo, adicione o açafrão e misture bem. A quantidade de caldo pode variar, portanto é necessário começar a provar o arroz após a utilização de 3/4 do caldo. O arroz deve ficar "al dente" e a consistência cremosa.

Quando o arroz estiver no ponto, adicione o refogado de alho-poró e dourado ao risotto e misture bem. Adicione então a manteiga e mexa bem para misturar tudo. Tampe a panela, desligue o fogo e aguarde 2-3 minutos para servir.

Sirva com a salsa picadinha e raspas de limão siciliano por cima.





Rendimento:
2-4 Pessoas (2 pessoas se for único prato; 4 pessoas como primeiro prato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário