Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cedro do Líbano - Centro - Rio de Janeiro - Brasil

Esta semana estive mais uma vez no Cedro do Líbano, para mim, o melhor restaurante árabe do Rio de Janeiro.

Depois algumas horas rodando o Saara sob um calor quase desértico, comprando aquelas coisas que você só encontra por lá mesmo, como barbante de algodão cru para cozinhar, milhares de flores de plástico para arranjos e badulaques de carnaval, me reabasteci na boa mesa árabe.

O Saara além de uma experiência para as compras é um exemplo de tolerância religiosa, étnica e política para o mundo. Você sai de uma loja de jóias e entra em um restaurante árabe, sai de uma loja de bugigangas koreanas e entra em uma loja de doces portugueses. É um mar de tolerância. Judeus, Árabes, Coreanos, Chineses, Portugueses, Brancos, Amarelos, Negros, Vermelhos, Azuis. Uma lição para o mundo que ainda não entendeu que debaixo de nossas crenças e peles coloridas somos todos igualmente humanos.

Mas vamos voltar ao que interessa. Se você gosta de comida árabe este é o lugar. Esqueça os restaurantes pseudo-árabe-chique-zona-sul, no Cedro do Líbano a comida é simplesmente sensacional.

De entrada pedi uma esfiha fechada de carne servida no estilo Belmonte, com direito a bandeja que fica circulando de mesa em mesa com os quitutes recém retirados do forno.

Depois da esfiha segui para o Hommos (pasta de grão de bico com gergelim).

Dali para a Cafta bovina no espeto, ao ponto, acompanhada de folhas de uva recheadas muito suculentas.


De sobremesa, como não podia deixar de ser, Baclawa (massa folhada em camadas entremeadas com nozes moídas e água de flor de laranjeira) e Bog Mog de damasco (tortinha de massa amanteigada, recheada com nozes e castanhas do caju picadas, coberta com creme de damasco doces).

Com o espírito renovado e as forças restabelecidas deixei o oasis do Cedro do Líbano e encarei os 300º graus que fazia na rua na volta para casa.

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 231 - Centro - Rio de Janeiro
Atendimento: 9,0
Preço: R$ 80,00 o casal.
Culinária: Cozinha árabe
Visitei a cozinha? Não, mas dei uma olhada por alto e me pareceu ok.
Volto lá? COM CERTEZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário