Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fettuccine de Cacau com Delicioso Molho Cremoso de Cupuaçu


Ingredientes:
- 100g de Farinha de Trigo
- 1 Ovo
- 4 colheres de sopa de Cacau em pó
- 200g de Leite Condensado (1/2 lata)
- 1 colher de sopa de Manteiga sem sal
- 100g de polpa de Cupuaçu
- 50g de Chocolate Meio Amargo ralado finamente
- 4 colheres de sopa de Açúcar

Modo de Preparo:
Esta sobremesa com certeza surpreende qualquer um. Ao pensar em massas, macarrão, as pessoas geralmente pensam em algo salgado, nunca numa sobremesa.

Amo fazer massas, então quis utilizar ingredientes nacionais para fazer esta fusão entre Itália e suas massas e o Brasil com suas variedades incríveis de frutas.

Optei então por duas: cacau e cupuaçu. Embora o cacau tenha seu nome geralmente associado à América Central, ele também é nativo do Brasil. E foi um dos grandes produtos produzidos durante algum tempo por aqui. Além disso, é delicioso! E o cupuaçu e levemente azedinho, combinando bem com o cacau.

Para a massa, coloque a farinha e o cacau em pó numa tigela e misture bem. Adicione o ovo e vá misturando e sovando a massa até obter uma aparência sedosa. Se necessário, adicione mais farinha.

Quando estiver sedosa e homogênea, passe por uma máquina de macarrão ou abra com um rolo. Abra a massa até obter uma espessura de uns 2 mm (aproximadamente a espessura de um CD). Corte em tiras de 6mm de largura. Deixe descansar por uns 15 minutos antes de cozinhar.

Para o creme, coloque meia lata de leite condensado e uma colher de sopa de manteiga numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Cozinhe mexendo sempre por cerca de 5 minutos (até atingir o ponto de brigadeiro). Desligue e deixe esfriar um pouco. Para misturar o cupuaçu, o leite condensado reduzido não pode estar muito quente, pois neste caso irá cozinhar o cupuaçu. Por outro lado, também não pode estar muito frio, pois irá dificultar o processo de mistura. Precisa estar apenas levemente quente. Misture então o cupuaçu e reserve.

Coloque uma panela com bastante água para ferver e adicione as 4 colheres de sopa de açúcar. Quando estiver fervendo, coloque o fettuccine na água e deixe ferver por 6 minutos. Escorra e transfira para pratos individuáis. Coloque um pouco do creme de cupuaçu por cima e misture um pouco. Polvilhe com o chocolate ralado e sirva imediatamente.


Rendimento:
3-4 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário