Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pernil no Bafo


Ingredientes:
- 2kg de Pernil Suíno (corte transversal com osso)
- 3 colheres de sopa de Mel
- 50ml de Vinho Tinto
- 2 colheres de sopa de Páprica
- 2 dentes de Alho
- 1 Anís Estrelado
- 3 cabeças de Cravo
- Nóz Moscada (uma pitada)
- Canela (uma pitada)
- Orégano
- Pimenta do Reino
- Sal
- Azeite

Modo de Preparo:
Recentemente comprei uma churrasqueira Webber, para fazer carnes no bafo. Comprei para fazer uma costela, mas até hoje não tive tempo de preparar uma. Mas já fiz coisas interessantes, como este pernil caramelizado e levemente defumado. Tão importante quanto a marinada é a disposição da carne na churrasqueira.

Pique bem o alho e coloque-o numa frigideira com um pouco de azeite e leve-a ao fogo. Quando o alho começar a dourar, abaixe o fogo e adicione o vinho tinto, o mel e os demais ingredientes. Deixe reduzir um pouco e desligue e deixe esfriar.

Coloque o pernil numa forma em que ele fique bem justo e adicione metade da marinada por cima. Espalhe bem. Vire, adicione o restante da marinada e espalhe bem. Deixe descansar na geladeira, coberto, por 2 horas.

E vamos para o preparo da churrasqueira. Para fazer uma carne no bafo, duas coisas são importantes: calor indireto e humidade. Se receber calor direto, a carne irá ficar muito seca. Ainda mais se o ambiente estiver seco. Portanto, a montagem da churrasqueira é fundamental. Nas churrasqueiras da Webber, assim como outras, existem duas grelhas: uma para o carvão e outra para a carne. Na grelha do carvão, coloque uma forma de alumínio com água. A forma deve ser um pouco maior do que o pedaço de carne, pois a carne irá ficar sobre ela. Ao lado da forma, coloque o carvão.

Após acender o carvão, coloque a grelha da carne e o pedaço de pernil sobre a parte da forma. Tampe e deixe assar no bafo. A foto abaixo mostra a configuração da churrasqueira com o pernil quase pronto.


Demora um pouco. Umas 3 horas. Depois de 1h, vire a carne. Da trabalho mas compensa. Fica deliciosa a carne. Para saber o ponto, com um pegador de carne, levante o pernil deixando a maior parte em balanço. Se estiver molenga, ainda não está pronto. Se estiver firme, tendendo a quebrar, está no ponto.

Retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar.




O melhor de tudo, o que sobrar, guarde na geladeira. No dia seguinte, com a carne fria, fatie bem fininho. Fica uma delícia num sanduíche com um pouco de mostarda Dijon.

Rendimento:
4 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário