Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Empanadas de Atum e Milho



Ingredientes:
- 200g de Farinha de Trigo tipo 1
- 50g de Semolina
- 50g de Manteiga
- 100ml de Água
- 1/2 Cebola
- 1 lata de Atum
- 1 lata de Milho Verde
- Cebolinha
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Sempre que estou em Buenos Aires, começo o meu dia passando na La Americana (Av. Callao 83, Congresso) e comendo uma ou duas empanadas. Podem dizer que existem melhores em outros lugares da cidade, mas para mim não. São as melhores! Em especial a criolla.

O problema é que já faz mais de um ano que não vou à Buenos Aires. E para piorar, outro dia vi uma reportagem sobre Buenos Aires e suas empanadas. Bateu aquela vontade. Então, resolvi pesquisar receitas de empanadas. Achei algumas. Fiz um mix das ideias que li e resolvi testar algo. Não sei a receita tradicional das empanadas argentinas, mas esta ficou uma delícia e parecida com as dos hermanos.

Comece misturando a farinha e a semolina numa tigela grande. Adicione um pouco de sal e misture bem. Aqueça levemente a manteiga, até que esteja levemente mole, e misture à farinha. Adicione então a àgua e misture bem. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha. Sove a massa até obter uma massa homogênea e sedosa. Abra a massa com um rolo de macarrão até ober uma espessura de uns 2mm. Corte em disquinhos de uns 12 cm de diâmetro (use um pires, ou outra coisa circular que possuir com um diâmetro próximo deste). Peque os retalhos, amasse e volte a abrir a massa para novos disquinhos. Repita até acabar com a massa. Reserve.

Para o recheio, refogue a cebola picadinha numa frigideira com um fio de azeite. Quando estiverem douradas, adicione o atum e o milho verde e refogue por uns 2 minutos. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e adicione a cebolinha picadinha. Adicione uns 40ml de água para o recheio não ficar muito seco, misture, desligue o fogo e reserve.

Coloque um pouco do recheio em cada um dos disquinhos de massa. Passe um pouco de água nas bordas e feche as empanadas, pressionando e depois dobrando as bordas. Coloque as empanadas numa forma previamente polvilhada de semolina e leve ao forno na temperatura máxima por aproximadamente 30 minutos.



Opcionalmente, se quiser uma superfície mais brilhante e dourada, pode pincelar as empanadas com uma gema de ovo.

Rendimento:
15 Empanadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário