Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pasta e Porcini



Ingredientes:
- 200g de Farinha grão duro
- 2 Ovos
- 50g de Porcini Seco
- 1 dente de Alho
- 50ml de Vinho Branco
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Este é um prato muito especial para mim. Tão especial que empresta o nome ao Blog.

Infelizmente não foi desta vez que pude preparar um "Pasta e Porcini" com porcini frescos. Em janeiro, quando estive na Toscana, já tinha passado a época. So encontrei seco e em óleo. Trouxe os em óleo para casa, para um risotto ou uma macarronada especial. Mas o porcini seco que comprei era da melhor qualidade, comprado no mercado central de Florença, e não aqueles meio sem graça vendidos em lojinhas de souvenir para turistas. Era extremamente perfumado e com as cores bem vivas. Não tinha como dar errado o prato.

Bem, vamos ao derradeiro prato da minha viagem à Toscana.

Coloque o porcini seco numa panela com uns 2 litros de água durante 1 hora. Retire o porcini da água, e reserve. Tanto a água quanto o porcini. A água será utlizada para cozinhar o macarrão e não desperdiçar sabores.

Para preparar a massa, misture aproximadamente 200g de farinha grão duro com 2 ovos. Misture e sove bem até obter uma massa homogênea. Passe na máquina de macarrão (se não tiver, pode abrir com um rolo de macarrão) até obter uma espessura de aproximadamente a espessura de um CD de música. Corte então em tiras de 6mm de largura. Deixe secar por 30 minutos.

Coloque a panela com a água de hidratação do porcini para ferver e adicione uma pitada de sal e um fio de azeite. Quando estiver fervendo, cozinhe a massa por 4-5 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure o dente de alho bem picado. Adicione então o porcini e tempere com sal e pimenta do reino. Adicione em seguida o vinho branco e refogue por uns 3 a 4 minutos.

Retire o macarrão, escorra e coloque-o na frigideira para saltear. Mais uma pitada de sal e um pouco de azeite e misture bem.

Sirva imediatamente.





Se quiser, adicione queijo parmesão ralado. Prefiro não colocar, para saborear o gosto do porcini.

Mangia che te fa bene!

Ciao!

Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário