Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Escondidinho de Batata Baroa



Ingredientes:
- 500g de Batata Baroa (Mandioquinha)
- 400g de Lombo de Porco Salgado
- 1 Cebola
- 1 dente de Alho
- 80g de Manteiga
- 100ml de Leite
- 50g de Queijo Parmesão Ralado
- Cebolinha
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Remova a gordura do lombo salgado e corte em pedaços grandes. Lave bem e cozinhe numa panela de pressão por 45 minutos. Escorra, lave novamente, escorra e deixe esfriar. Quando estiver frio, desfie a carne e reserve.

Enquanto isso, descasque a mandioquinha, corte em pedaços grandes e cozinhe em água abundante com um pouco de sal por aproximadamente 40 minutos. A mandioquinha deve estar bem macia ao final do cozimento, não oferencendo resistência à um garfo. Escorra a água e amasse bem a mandioquinha. Ligue novamente o fogo, deixando na temperatura mínima e adicione então o leite, 50g manteiga, o queijo parmesão ralado e o sal. Misture bem, de forma a formar um purê bem sedoso. Desligue o fogo, tampe e reserve.

Aqueça numa frigideira o restante da manteiga e refogue a cebola cortada em tirinhas e o alho picadinho. Quando estiverem dourados, adicione a carne de porco desfiada, tempere com um pouco de pimenta do reino e regue com um pouco de azeite. Deixe refogar por 5 minutos.

Enquanto isso, pique a cebolinha e misture no purê de mandioquinha. Faça isso logo antes de servir.

Sirva em pratos individuais, fazendo uma cama de refogado de carne de porco e colocando por cima o purê de mandioquinha. Regue com um pouco de azeite e sirva imediatamente.





Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário