Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Salada Escarlate de Figos



Ingredientes:
- 8 Folhas de Radicchio
- 3 Figos frescos
- 50g de Picanha Suína Defumada
- Aceto Balsâmico
- Creme de Aceto Balsâmico
- Azeite de Oliva
- Sal
- Pimenta do Reino

Modo de Preparo:
Outro dia, tive um daqueles dias corridos, onde não tive nem tempo de almoçar. Cheguei relativamente cedo em casa, cheio de fome e sabendo que tinha um compromisso logo em seguida. Só ia poder jantar bem mais tarde. Então resolvi preparar algo rápido e leve, tendo em vista o calor que anda fazendo neste verão.

Abri a geladeira, vi os figos, e pensei nesta linda salada escarlate.

Lave bem as folhas de radicchio, escorra bem (de preferência numa centrífuga de saladas) e rasgue grosseiramente as folhas. Reserve.

Lave os figos, seque bem, apare os cabinhos e corte em fatias finas ao longo do comprimento. Reserve.

Corte a picanha suína defumada em lascas pequenas, do tamanho de uma garfada. Se não tiver picanha suína defumada, ou não gostar, substitua por algo semelhante como peito de peru defumado. O importante é o gostinho salgado que deve ser entregue ao prato.

Tempere as folhas de radicchio com sal, pimenta do reino, azeite e um pouco de aceto balsâmico. Coloque as folhas num prato individual e adicione as lascas da picanha suína defumada. Disponha por cima de tudo as fatias de figo. Regue com um pouco de azeite e finalize com um pouco de creme de aceto balsâmico.

Equilíbrio perfeito entre os quatro sabores: amargo do radicchio, salgado da picanha suína defumada, azedinho do aceto e doce dos figos.



Rendimento:
1 Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário