Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Picanha de Tira com Batatas e Repolho Roxo ao Vinho



Ingredientes:
- 400g de Picanha
- 4 Batatas grandes
- 1/4 Cabeça de Repolho Roxo
- 1 Cebola
- 100ml de Vinho Tinto
- 30g de Manteiga
- Azeite de Oliva
- sal
- pimenta do reino

Modo de Preparo:
Leve uma forma refratária com um pouco de azeite no fundo ao forno pré-aquecido na temperatura máxima. Corte as batatas em cunhas ao longo do sentido longitudinal. Quando o azeite estiver bem quente, jogue as batatas e de uma leve mexida de forma a espalhar o azeite sobre a superfície das batatas. Asse por 30 minutos, mexendo as batatas à cada 5-6 minutos.

Enquanto isso, prepare a carne. Corte dois medalhões de picanha de 6 a 8 cm de espessura (6 cm se gostar bem passado ou 8 cm se gostar de mal passado / ao ponto). Apare as pontas da picanha para ficar com um corte bem retangular. Faça então um corte ao longo do comprimento de forma a abrir a picanha, deixando um pedaço sem cortar com o mesmo comprimento da espessura. Irá obter uma tira de picanha de uns 25cm de comprimento por 3 a 4 cm de espessura. As figuras abaixo mostram as etapas. Reserve.

1º - Corte medalhões de 6 a 8cm de espessura


2º - Apare as pontas da picanha


3º - Faça um corte parcial ao longo do comprimento


4º - Abra a picanha


Corte o repolho roxo e a cebola em fatias bem fininhas. Derreta um pouco de manteiga numa frigideira e adicione a cebola e logo depois o repolho. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando estiverem dourados, adicione o vinho tinto, abaixe o fogo e deixe reduzir, mexendo de vez em quando.

Esquente uma frigideira tipo grill (ou anti-aderente) e quando estiver bem quente coloque as tiras de picanha para grelhar. Não utilize sal nem pimenta nesta etapa. E também não precisa de azeite ou manteiga. Apenas a gordura da própria picanha já é suficiente. Para selar a carne, evitando assim que ela fique seca e dura, espere 30 segundos e vire a picanha. Depois deixe o tempo necessário para a carne ficar no ponto desejado. Para mal passado 2-3 minutos por lado; para bem passado 5-6 minutos por lado.

Sirva com as batatas assadas em cunha e com o repolho roxo. Tempere então com sal e pimenta do reino a carne e as batatas.









Sirva acompanhado de um bom Malbec Argentino.

Rendimento:
2 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário