Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Torta de Cerveja e Escarola



Ingredientes:
- 350g de Farinha de Trigo
- 200ml de Cerveja
- 50g de Bacon
- 1 Maço de Escarola (chicória)
- 3 Dentes de Alho
- Azeite de Oliva
- Sal
- Pimenta do reino

Modo de Preparo:
Coloque a farinha numa tigela e adicione uma colher rasa de sal e misture bem. Adicione 5 colheres de sopa de azeite e 200ml de cerveja (deve estar na temperatura ambiente) e misture bem. Se for preciso, adicione um pouco mais de farinha. Sove bem a massa até ela estar bem elástica. Faça uma bola e passe um pouco de farinha em volta. Coloque na tigela e cubra com um pano. Deixe descansar por uns 30 minutos.

Fatie bem o bacon e frite numa frigideira com um pouco de azeite. Quando estiver bem dourado, adicione o alho bem picado e refogue bem. Adicione então a escarola cortada grosseiramente. Tempere com sal e pimenta do reino e refogue até que reduza bem. Reserve.

Divida a massa ao meio e abra em dois discos. Coloque uma das metades numa forma de tortas e molde bem. Coloque o recheio, espalhe bem e cubra com a outra metade da massa. Feche bem e apare o excesso de massa. Utilize a massa que sobrar para decorar a parte de cima da torta. Faça furinho na parte superior da torta com um garfo, para evitar que a massa estufe durante o cozimento.

Leve ao forno pré-aquecido à 280ºC por 40 minutos.







Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário