Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Porco Caribenho



Ingredientes:
- 1 Abacaxi
- 400g de Lombo de Porco
- 1 Bulbo (parte branca) de Alho Poró
- 100ml de Leite de Coco
- 30ml de Rum
- Óleo de Gergelim
- Folhas de Coentro
- Sal
- Pimenta do reino

Modo de Preparo:
Corte fora a coroa do abacaxi, aparando rente a base. Abra o abacaxi ao meio no sentido da altura. Com uma faca pequena, faça um corte ao longo do perímetro a fim de remover a maior parte da polpa do abacaxi. Retire bem a polpa com uma colher, tendo o cuidado para não furar a casca. Separe o miolo (parte mais fibrosa e firme da polpa) do restante do abacaxi e corte em cubinhos de 2cm. Reserve.

Dica: não iremos utilizar a parte mais macia da polpa, que pode ser utilizada para fazer um delicioso suco. Junte esta parte descartada com o leite de coco (geralmente, o leite de coco vem em garrafinhas de 200ml, e utilizamos somente 100ml na receita) e um pouco de gelo e bata no liquidificador. Fica muito bom.

Corte o lombo de porco em cubinhos de 2cm, tempere com sal e pimenta do reino e frite numa frigideira com óleo de gergelim bem quente. Quando estiverem bem dourados e sequinhos, adicione o alho poró picado grosseiramente e refogue até que fiquem macios. Adicione o abacaxi em cubinhos e frite por mais uns 6-7 minutos. Adicione então o Rum à frigideira e encline-a levemente para flambar os ingredientes. Tome cuidado, pois a labareda chega a mais de meio metro de altura.

Transfira o refogado para as duas metades de abacaxi e leve ao forno pré-aquecido à 200ºC por 15 minutos. Retire do forno, adicione o leite de coco e leve novamente ao forno por mais 15 minutos.

Sirva com folhas de coentro picadas por cima e arroz branco para acompanhar.







Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário