Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Brodo Cremoso di Zucca Fusion



Ingredientes:
- 1/2kg de Abóbora
- 1 Cebola Média
- 1 maço de Nirá
- 200ml de creme de leite
- 200ml de água
- azeite de oliva
- sal
- pimenta do reino


Modo de Preparo:
Como homenagem aos dias com temperaturas mais amenas que temos tido nesta semana aqui no Rio de Janeiro, nada melhor que uma sopinha cremosa. E como estamos no outono, a homenagem fica completa com uma sopa cremosa de abóbora.

A abóbora utilizada nesta receita é a baiana (o nome pode variar de local para local) e é pequena, tendo um pouco mais de 1kg uma inteira. Para esta receita, pode-se utilizar qualquer tipo de abóbora (ou moranga).

Corte a abóbora em cubinhos - tirando as sementes e deixando a casca - e leve ao micro-ondas por 10 minutos sem água, apenas num prato. Caso não tenha um micro-ondas, cozinhe a abóbora em água fervente por 15 minutos, escorra e reserve.

Pique grosseiramente a cebola. Numa panela, refogue a cebola com um pouco de azeite. Quando estiver bem dourada adicione a abóbora. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Refogue um pouco até a abóbora começar a derreter. Adicione 200ml de água e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, pique o nirá e refogue numa frigideira com um fio de azeite. Reserve.

Depois dos 10 minutos de cozimento desligue o fogo. Dentro da panela mesmo bata com um mixer para formar um creme. Caso não tenha um mixer, deixe esfriar um pouco e bata num multiprocessador, devolvendo à panela depois. Nesta hora, pode-se provar o sal e corrigir caso necessário.

Leve o creme novamente ao fogo, apenas para aquecer um pouco e junte o creme de leite, misturando bem. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo e junte o nirá e mexa bem. Está pronta!


Rendimento:
2-4 Pessoas (2 pessoas se for único prato; 4 pessoas como entrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário