Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

domingo, 29 de maio de 2011

Zucca Arretada



Ingredientes:
- Abóbora Japonesa (ou similar) pequena
- 350g de Lombo de Porco Salgado
- 1 Alho Poró
- 50g de Bacon
- 50g de Manteiga
- 100g de Requeijão
- azeite de oliva


Modo de Preparo:
Lave bem a abóbora e abra uma tampa na parte superior dela conforme a figura abaixo.

Abóbora com a "tampa" aberta


Retire todas as sementes da abóbora com uma colher. As sementes podem ser tostadas numa frigideira com um fio de azeite e um pouco de sal e pimenta do reino para enfeitar e dar um gostinho especial ao prato.

A abóbora deve ser cozida. Se possuir um forno de micro-ondas, leve a abóbora ao micro-ondas na potência máxima por 15 minutos. Caso não possua um, cozinhe a abobora numa panela grande, colocando água até 2/3 da abóbora, por 15 minutos após começar a ferver. Transfira para uma forma refratária e reserve.

O lombo salgado será utilizado para o recheio. Não é necessário dessalgar primeiro. Basta cozinhar com bastante água. Ele ficará levemente salgado, porém, como a abóbora não leva sal, após pronto o prato estará perfeito. Para facilitar, utilize se possível uma panela de pressão, cozinhando o lombo por aproximadamente 1 hora. Retire o lombo, espere esfriar e desfie bem a carne. Reserve.

Numa frigideira grande, coloque o bacon bem picado para dourar. Quando começar a soltar a gordura, adicione a manteiga. Quando a manteiga derreter e estiver quente, coloque o alho poró bem picado. Refogue até amolecer bem. Adicione então a carne desfiada. Refogue bem e reserve.

Chegou a hora de rechear a abóbora. Coloque metade do requeijão no fundo da abóbora e vá colocando aos poucos o refogado de carne desfiada e alho poró, ajeitando o recheio dentro da abóbora para ocupar bem os espaços. Complete então com o restante do requeijão e cubra com a tampa da abóbora.

Leve ao forno pré-aquecido à 200ºC por 30 minutos. Sirva com arroz branco e molho de pimentas.

Abóbora ao sair do forno


Abóbora pronta


Zucca Arretada


Rendimento:
2 Pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário