Pasta e Porcini

Pasta - Do Latin, Páste, "molho misturado com farinha"

Porcini - Do Latin, Pinus e Phileo, "amante do pinheiro"

domingo, 29 de maio de 2011

Chardonnay Gran Reserva Casa Valduga



Sempre tive um pé atrás com vinhos nacionais, embora tenha ouvido diversas vezes que tínhamos bons vinhos brancos na serra gaúcha. Porém, como também nunca fui muito fã de vinhos brancos, por achar que lhes faltavam complexidade e personalidade, continue ignorando os vinhos nacionais.

Esta minha percepção mudou, tanto dos vinhos nacionais quanto dos vinhos brancos, durante uma das minhas viagens à Gramado/RS. Tinha ouvido falar muito bem dos vinhos da Casa Valduga, e resolvi ir conhecer a vinícola no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves/RS.

Quando cheguei à vinícola, já fiquei impressionado. Arquitetura muito bonita, parreiras centenárias logo na entrada e salão de degustação lindo. A visita foi muito interessante com o guia muito atencioso e conhecedor de vinhos. E o clímax da visita foi a degustação.

Como de praxe, começaram servindo os vinhos jovens e sem muita personalidade. Vinhos honestos, porém sem grandes atrativos. Passaram então para os reserva, e houve um sentimento de “ok”, bons vinhos. Mas nada que chamasse à atenção. Mas o melhor estava ainda por vir. A grande surpresa.

Trouxeram uma garrafa do Chardonnay Gran Reserva 2008. Garrafa muito bonita, explicação sobre o vinho, que tipo de uvas eram selecionadas, quanto tempo ficava no barril de carvalho, etc. Propaganda boa, mas a qualidade corresponderia? Muito! Muito mais do que o esperado. Superando qualquer expectativa que se poderia ter para um vinho nacional.

A primeira impressão já chamava a atenção, com uma cor dourada muito bonita e atraente. Ao aproximar o cálice os aromas já indicavam que o vinho era especial. O primeiro gole foi uma experiência única! Ao mesmo tempo em que me apaixonei por este vinho, mudei radicalmente meus conceitos sobre vinhos nacionais e vinhos brancos. Vinho redondo, aromas incríveis, gosto de madeira macio ao paladar e com um toque perfeito de manteiga.

Todas as pessoas a quem indiquei este vinho, ou que beberam junto comigo uma garrafa, também se surpreenderam e se apaixonaram. Um vinho realmente acima de qualquer expectativa. O preço de quarenta e poucos reais vale cada centavo.

Já abri algumas garrafas e pretendo continuar abrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário